Tratamento para melasma: intradermoterapia
O melasma é uma condição muito frequente que acomete até 33% da população, especialmente mulheres. Ele corresponde a manchas acastanhadas no rosto, induzidas pela exposição solar.
Mas a boa notícia é que mesmo que a doença não tenha cura, tem controle. Existem vários tratamentos que ajudam a clarear as manchas e entre eles está a intradermoterapia, uma técnica muito eficaz, que consiste na aplicação de clareadores na derme das áreas manchadas, acelerando e complementando os tratamentos convencionais.
Acompanhe a leitura do artigo e saiba mais!
O conteúdo está dividido nos seguintes tópicos:
Como funciona a intradermoterapia
Intradermoterapia e o melasma
Resultados comprovados
Como funciona a intradermoterapia
A intradermoterapia é uma técnica que pode ser empregada para diferentes tipos de tratamentos, e seus ativos são entregues com precisão por meio de micropunturas.
Para o tratamento do melasma, durante o procedimento, são utilizados medicamentos específicos que, combinados, formam o que chamamos de mescla. A aplicação é feita usando agulhas bem finas e curtas, que introduzem pequenas quantidades dos ativos na região ou lesão.
Ao final do protocolo, os resultados observados são:
Melhora a qualidade da pele
Clareamento das manchas de melasma e acne, entre outras finalidades
Uniformidade
Intradermoterapia e o melasma
Como mencionei, a intradermoterapia é indicada para o melasma, pois entrega agentes clareadores e antioxidantes de forma profunda, aumentando a efetividade do tratamento. Na mescla para essa finalidade, é utilizado o ácido tranexâmico.
Diferentemente de outros clareadores que inibem a enzima tirosinase (responsável pela produção de melanina), o ácido tranexâmico funciona inibindo a conversão de plasminogênio em plasmina, substância liberada sempre que a pele sofre uma agressão como exposição solar, inflamação por acne ou machucado.
Resumidamente, a plasmina estimula a inflamação, que aumenta a produção de melanina na pele. Ao inibi-la, reduz-se o estímulo da produção de melanina e a pigmentação, impedindo, portanto, que as manchas apareçam, e que aquelas já existentes escureçam.
Resultados comprovados
Recentemente, foi feito um estudo em São Paulo para avaliar a eficácia do ácido tranexâmico tópico e injetável para o tratamento do melasma. Foram selecionadas 18 mulheres com melasma, tratadas por 12 semanas, algumas com aplicação tópica em casa e outras com injeções intradérmicas.
A avaliação colorimétrica revelou melhora significativa em ambos os tratamentos. Na autoavaliação 37,5% dos pacientes que fizeram o tratamento com aplicação tópica classificaram os resultados como bons. Na intradermoterapia, o número foi superior, e 67,7% se mostraram satisfeitas.
Os resultados com a aplicação do produto para Melasma começam a aparecer a partir de 20-30 dias após o início do tratamento, variando de pessoa para pessoa.
A durabilidade do tratamento é muito variável, pois depende de diversos fatores, como por exemplo, os números de sessões que variam em média 3-10 aplicações, sendo que o intervalo entre essas sessões é de no mínimo 7 dias, e dos cuidados que o cliente tem durante e após o tratamento.
É de suma importância o cliente se comprometer a utilizar diariamente o filtro solar 2x ao dia e evitar a exposição ao sol/calor.
Ficou com vontade de iniciar o tratamento e está ansiosa pelo que te espera? Entre em contato e marque uma consulta!