TABAGISMO E RASTREIO DE CNCER DE PULMÃO: ENTENDA MELHOR SOBRE O ASSUNTO

TABAGISMO E RASTREIO DE CNCER DE PULMÃO: ENTENDA MELHOR SOBRE O ASSUNTO

Você sabia que o hábito de fumar é considerado uma doença crônica pela Organização Mundial Da Saúde? Mas tem tratamento eficaz. Já pensou em parar de fumar? Apenas quem fuma sabe como os sintomas da abstinência podem ser bastante incômodos. Entenda como se dá a ação da nicotina no organismo e quais os reais malefícios.

O hábito de fumar é uma prática histórica na sociedade e que vem gradativamente perdendo força com as medidas de controle de tabagismo implementadas pelos governos. Porém, outras formas de tabagismo, como o narguilé e os cigarros eletrônicos, surgiram na contramão dessas medidas e podem causar problemas para saúde tão grandes ou maiores do que o próprio cigarro. 

Muito se comenta que determinada pessoa não consegue parar de fumar por falta de força de vontade, porém isso não é verdade. O tabagismo necessita de tratamento específico e acompanhamento de profissional qualificado.

A dificuldade em parar de fumar se encontra na ausência de um aconselhamento adequado individualizado de acordo com o hábito de cada pessoa. Além disso, o uso de medicações é baseado nas queixas e necessidades do paciente. 

Os malefícios do cigarro já são conhecidos por todos, inclusive impressos em foto no verso da embalagem. Hoje irei explicar os benefícios de parar com este vício e como investigar o câncer de pulmão. Continue acompanhando!


Quais são os principais benefícios de parar de fumar?

Os benefícios são diversos. Ao parar de fumar, muitas pessoas pensam errado, achando que irão engordar e ter ansiedade ou depressão. Mas isso é mito, ok? Olhem só os reais benefícios:

- 48 horas sem fumar: o olfato e o paladar são recuperados, e você vai sentir o verdadeiro sabor e cheiro dos alimentos;

- Ao ficar 5 dias sem fumar, o organismo já eliminou toda a nicotina acumulada e o gases tóxicos circulantes, facilitando assim o transporte de oxigênio, trabalho dos pulmões e melhorando os batimentos cardíacos;

- Ao ficar 7 dias sem fumar: não haverá mais cheiro de cigarro nos cabelos, no hálito, nas roupas;

- Ao ficar 10 dias sem fumar: a pele que está em constante renovação, irá apresentar-se mais saudável e causará uma aparência mais jovem;

- 1 mês sem fumar: a vontade de fumar diariamente já terá reduzido muito e não será mais um grande problema na sua vida;

- 3 meses sem fumar: os brônquios e pulmões estão mais abertos, há melhora no fluxo sanguíneo, na pressão arterial e na frequência cardíaca. Isso gera uma melhora da disposição e sensação de estar mais saudável;

- 1 ano sem fumar: o risco de infarto cardíaco ou AVC (derrame) cai pela metade;

- Após 5 anos sem fumar, os riscos de câncer de útero são iguais a quem não fumou. Além disso, cai drasticamente o risco de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago e bexiga;

- Após 10 anos sem fumar: o risco de desenvolver um câncer de pulmão é metade comparado a quem nunca fumou. Podendo se igualar conforme aumente esse tempo. 


Sobre o tratamento  

O tratamento é individualizado e adaptado para cada necessidade. Um conceito que precisa ser trabalhado e entendido pelo paciente é sobre Dependência Química (necessidade de nicotina) e Dependência Psicológica (hábitos e   costumes), e a partir daí conseguimos guiar todo o tratamento.

Para abordar a dependência psicológica, usamos a técnica de Intervenção Breve          Motivacional, que auxilia na tomada de decisão e busca estratégias para            enfrentamento das dificuldades. 

Para tratar dependência química, que é a falta que o organismo vai sentir da nicotina, podemos fazer uso de medicações de reposição de nicotina e/ou medicamentos controlados que ajudam na estabilização da ansiedade e no controle da vontade de fumar. 


Investigação para o câncer de Pulmão 
Sabemos que o hábito de fumar está fortemente relacionado ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer de pulmão, o qual ainda é o responsável por uma elevada taxa de mortalidade mundial. Estudos mais recentes têm mostrado que realizar o rastreio em pacientes tabagistas têm benefício e pode diagnosticar algum tumor em fase inicial e possibilitar o tratamento adequado com possibilidade de cura. Uma simples conversa sobre o tabagismo pode despertar no paciente um processo de parada com o cigarro. 

Parar de fumar melhora a qualidade de vida e é fundamental nos resultados de beleza estética e saúde corporal. 


Vamos falar mais sobre isso?
Dr. Ismael Rodrigo Dias - Cirurgia Torácica - CRM-SP 201.970

Pré-Agendamento

Agendar por WhatsApp Agendar por telefone

Veja também

Agende uma consulta

(11) 2306-1192 | [email protected] |
Rua Fidêncio Ramos 160, 8º andar | Vila Olímpia – São Paulo – SP

Entre em Contato pelo WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais