RUGAS: AS MELHORES DICAS PARA AMENIZÁ-LAS
Rugas, linhas de expressão, flacidez… Os sinais de envelhecimento da pele chegam para todos e não dá para fugir! Então cabe a nós buscarmos os tratamentos que ajudem a amenizar as principais causas dos quadros, que podem aparecer a partir dos 30 anos de idade.
Para reduzir e prevenir o surgimento dessas marcas na pele, o truque é investir em um bom tratamento anti-idade com bons produtos e procedimentos estéticos.
Quer saber quais são eles? Continue acompanhando a leitura deste artigo e saiba como compor uma rotina de skincare que reduza rugas e flacidez e os melhores tratamentos.
Aqui você vai ler:
O que são rugas?
O que pode causar as rugas?
Tratamento de rugas: ativos e dermocosméticos
Tratamento de rugas: procedimentos estéticos
O que são rugas?
A ruga nada mais é que um sinal de que sua pele está envelhecendo. Isso acontece principalmente devido a perda de colágeno - responsável pela substância pela sustentação da pele - mas também quando perdemos elastina (o que aumenta a flacidez cutânea) e o ácido hialurônico responsável pelo seu preenchimento. Além disso, uma repetição de expressões faciais - como “franzir a testa” ou “espremer os olhos” -, faz com que o rosto marcado marcado local e progressivamente aumenta ainda mais a força do músculo nessa região marcando cada vez mais essas expressões.
O que pode causar rugas?
Existe uma série de fatores que podem causar o surgimento das rugas. Entre eles estão:
O envelhecimento da pele;
A perda de colágeno;
Alta exposição solar;
Má alimentação;
Consumo excessivo de açúcar;
Estresse;
Poluição;
Tabagismo.
Tratamento de rugas: ativos e dermocosméticos
Se você já tem rugas e flacidez, não precisa se desesperar! A combinação de alguns ativos e produtos pode ajudar a amenizar esses sinais e garantir uma aparência mais jovem. Saiba quais são eles:
- Ácido hialurônico: Na tentativa de “preencher” como rugas, os laboratórios desenvolveram produtos com ácido hialurônico fragmentado que completam as diversas camadas da epiderme. Nesse caso, são usados, em média, cinco a seis hialurônicos fragmentados para garantir um aspecto da pele hidratada e renovada.
- Ácido retinóico e seus derivados: são excelentes ativos para tratar como rugas, pois fazem uma renovação tecidual e estimulam o colágeno.
- Ácido glicólico e a vitamina C: Capazes de promoção a renovação da pele e reversão de danos causados pelo sol.
Tratamento de rugas: procedimentos estéticos
Uma boa rotina de atenção com a pele com os dermocosméticos certos é capaz de melhorar o aspecto da pele, manter a hidratação e até mesmo eliminar as manchas na região. Mas, quando se trata de rugas e flacidez, não é possível eliminá-las ou diminuí-las consideravelmente apenas com ativos. Isso porque o quadro requer cuidados que estimulam o colágeno ou repõem o volume perdido.
Nesse caso, existem alguns procedimentos estéticos que podem ajudar a reduzir a flacidez e aumentar a sustentação da pele, são eles:
- Bioestimuladores de colágeno: São substâncias que estimulam a produção de colágeno quando injetadas em determinadas camadas da pele. Podem ser utilizados para ajustar o volume a longo prazo e diminuição da flacidez.
- Preenchimento facial com ácido hialurônico : É uma técnica utilizada para repor o volume em uma parte específica do rosto ou para atenuar sulcos bem profundos.
- Toxina botulínica: Essa substância possui propriedades que ajudam a inibir a contração dos músculos e, desta forma, reduzir as linhas de expressão mais incômodas do rosto.
- Microagulhamento: A técnica, ao perfurar como camadas da pele, estimula o colágeno e, assim, trata uma série de problemas cutâneos, como a flacidez.
- Laser ablativo: A tecnologia de laser fraccionado está relacionado a emissão dos raios em pequenas colunas com áreas de pele sã, que geram estímulo para proliferação de colágeno.
- Fios de sustentação: A técnica consiste na inserção de uma linha tensora logo abaixo da pele, responsável por gerar o efeito de levantamento da pele, levando ao rejuvenescimento e amenizando a flacidez do tecido cutâneo.
Mas lembre-se sempre: todo tratamento deve ser feito com profissionais contratados. Caso contrário, o resultado não pode ser como esperado.
Espero que este artigo tenha te ajudado para esclarecer suas dúvidas sobre as rugas e os melhores tratamentos para combatê-las! E se você desejar saber mais a respeito desses e outros procedimentos, agende uma avaliação. Estou à disposição para auxiliar você!
Dra. Caroline Lipnharski
Médica dermatologista na clínica Sense. Residência médica com título de especialista na área de dermatologia, especialista em Cosmiatria e Laser e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Atendimentos clínicos, estéticos, cirúrgicos adultos e pediátricos.