ROSTO OLEOSO: COMO DIMINUIR O BRILHO DA PELE? SAIBA TODOS OS DETALHES!

ROSTO OLEOSO: COMO DIMINUIR O BRILHO DA PELE? SAIBA TODOS OS DETALHES!

Como a pele oleosa se comporta no verão? Entenda!

O excesso de óleo na pele aumenta consideravelmente nas épocas mais quentes do ano, principalmente no verão. Quem tem tendência à oleosidade logo consegue notar as mudanças do clima no rosto, certo? Além de lidar com fatores externos, como a poluição e o sol - que estimulam as glândulas sebáceas e deixam a região com um aspecto brilhoso desagradável, o rosto sofre bastante, principalmente com a produção de cravos e espinhas.

Apesar de estar mais protegida do envelhecimento precoce do que as demais, ela também é a mais propensa ao desenvolvimento de acne. Poros visíveis e aumentados, muito brilho, textura grossa, cor pálida, aparição de espinhas e cravos com frequência são indicativos de que a sua pele se enquadra nessa categoria.

Cuidado: o uso isolado de sabonetes anti oleosidade, sem uma rotina completa que contemple tonificação, hidratação e proteção solar, pode piorar o quadro de acne e oleosidade, favorecendo o aparecimento de manchas. Géis secativos também podem causar dermatite de contato se usados de forma incorreta.

Quem tem pele oleosa deve ter seus produtos cuidadosamente escolhidos e aplicados. Saiba como!


É possível diminuir a produção de sebo e minimizar o brilho da pele? Veja alguns truques.

A produção de sebo é uma reação natural da pele, porém é possível controlar todo o excesso de brilho com alguns cuidados diários bem simples. Um deles, como você sabe, é com a limpeza do rosto. O outro é com o uso de dermocosméticos específicos. Lembrando que a região deve ser lavada com sabonetes próprios para oleosidade, utilizar filtros com toque seco e com ação antibrilho. Tente investir também em produtos que ajudem a tratar outras queixas da pele oleosa com ativos, como o ácido salicílico e LHA. 

Dicas de ouro: não lave o rosto mais que duas vezes ao dia, sobretudo se o sabonete ou gel de limpeza contiver ácido na formulação. 

Produtos em spray à base de zinco também são indicados para controlar a oleosidade ao longo do dia. Neste caso, prefira uma versão em spray para borrifar sempre que achar a pele muito brilhosa. O ideal é usar durante todo o dia, principalmente nas épocas mais quentes. Também podemos utilizar antes e depois da maquiagem.

Reserve um dia na semana para uma esfoliação superficial da pele e não use produtos contendo ácido após esfoliar. Ok?


Principal mito sobre a pele oleosa

Um mito recorrente nesse tipo de pele é o fato de não precisar hidratar. Você pode ter a pele oleosa e ao mesmo tempo desidratada, pois a falta de hidratação é a falta de água na pele. Inclusive peles desidratadas podem estimular ainda mais a produção de sebo para tentar equilibrar as funções de barreira contra os agentes externos. Sendo assim, peles oleosas devem ser hidratadas diariamente com produtos específicos e de preferência livres de óleos na formulação, como citei acima.

Uma ótima opção é algum Gel-Creme Oil Control, que, além de manter a pele sequinha durante o dia, reduz os poros que ficam visíveis, hidrata e fortalece a barreira de proteção. Além disso, ainda estimula a produção de colágeno, reduzindo os sinais de envelhecimento e uniformizando o tom da pele.

Ele deve ser usado diariamente após o sabonete ou nos dias que você usa alguma máscara purificante. Afinal, não ter aquela sensação de rosto brilhando é o desejo da maioria das pessoas que passam por isso.

Lembrando sempre: não deixe de consultar um dermatologista!


Procure por profissionais especializados

Dra. Caroline Lipnharski

Médica dermatologista na clínica Sense. Residência médica com título de especialista na área de dermatologia, especialista em Cosmiatria e Laser e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. 

Atendimentos clínicos, estéticos, cirúrgicos adultos e pediátricos.

Veja também

Entre em Contato Conosco

[email protected] |
Rua Fidêncio Ramos 160, 8º andar | Vila Olímpia – São Paulo – SP

Entre em Contato pelo WhatsApp