OS PRINCIPAIS RISCOS DA LIMPEZA DE PELE EXCESSIVA

OS PRINCIPAIS RISCOS DA LIMPEZA DE PELE EXCESSIVA

Qual é a função da limpeza de pele?


Existem dois tipos de limpeza de pele que conhecemos: a profissional, que é feita pelo especialista e a rotineira, feita em casa. No primeiro caso, a limpeza de pele é mais específica. Serve para remover cravos e miliuns e ajudar a aumentar a eficácia dos tratamentos que vêm depois, como: peeling, laser e microagulhamento.


No segundo caso, o objetivo é remover os microrganismos com que entramos em contato no dia a dia, limpar a pele de poluentes que podem precipitar o envelhecimento da pele, e remover as células mortas que, quando acumuladas, deixam a pele menos viçosa.


A limpeza de pele feita em excesso pode causar efeito rebote?


Sim, tudo que é excessivo faz mal. Então, a rotina de cuidados com a pele prevê duas vezes por dia a limpeza da pele, enquanto a profissional pode ser feita de 30 em 30 dias. É recomendado um espaçamento maior dessa limpeza. Se você exagerar, o resultado é oleosidade rebote, irritações e piora na superfície da pele. Se exagerar com a limpeza feita profissionalmente, pode gerar cicatriz, manchas e piora da qualidade da pele. 


Como deve ser feita a limpeza de pele e quantas vezes ao dia?


Geralmente, indico a limpeza da pele duas vezes ao dia, com produtos adequados de acordo com o seu tipo de pele (mista, oleosa ou seca) e que tendem a não irritar e agredir. Você também pode utilizar uma escova facial, como a FOREO, para realizar o ritual e praticar uma limpeza diária mais profunda, no entanto cuidado porque nem todas as peles podem usá-la.


Principais produtos indicados para o rosto


Muitos pacientes me perguntam sobre alguns produtos indicados para o rosto. Acabo indicando sempre o protetor solar facial. Este é um produto que você PRECISA ter na bolsa para utilizar em qualquer lugar. Além dos itens abaixo:


  • Água termal;

  • Hidratante para o rosto;

  • Demaquilante;

  • Esfoliante;

  • Sabonetes faciais;

  • Tônico sem álcool.



Conte com profissionais especializados!

Para manter a sua pele saudável e bonita, conte sempre com a ajuda de especialistas, que irão realizar uma avaliação minuciosa da sua pele e indicar os tratamentos mais indicados para o seu caso. Conte comigo!

Dra. Caroline Lipnharski

Médica dermatologista na clínica Sense. Residência médica com título de especialista na área de dermatologia, especialista em Cosmiatria e Laser e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Atendimentos clínicos, estéticos, cirúrgicos adultos e pediátricos.


Veja também

Entre em Contato Conosco

[email protected] |
Rua Fidêncio Ramos 160, 8º andar | Vila Olímpia – São Paulo – SP

Entre em Contato pelo WhatsApp