OS CUIDADOS COM A PELE NA MENOPAUSA
Os cuidados com a pele na menopausa (considerada assim quando a mulher passa 12 meses sem menstruar), foram desenvolvidos para uma pele mais madura e estruturalmente diferente da pele mais jovem.
Cerca de 80% das mulheres que entram no climatério (período de transição que precede a menopausa) sofrem com as mudanças do corpo e a característica dessa fase pode ser totalmente oposta ao que ela esteve acostumada a sua vida toda.
Por ser a menopausa um período de falência do ovário e, consequentemente diminuição da produção dos hormônios sexuais femininos, ocorre ressecamento, flacidez, manchas e rugas profundas na pele.
Uma mulher na menopausa tem nos cinco primeiros anos, uma diminuição na taxa de produção de colágeno de cerca de 30%; depois dessa baixa acelerada, segue um declínio anual de aproximadamente 2%.
Porque são importantes os cuidados da pele na menopausa?
Deve-se explicar para a mulher que está na menopausa, que sua resposta à procedimentos que estimulem a produção de colágeno, é muito mais lenta, e que é necessário, um número maior de sessões de determinados tratamentos estéticos para que se atinja um resultado semelhante ao de uma pessoa fora do período da menopausa.
Outras alterações na pele após a menopausa, se somam a essas:
- Diminuição progressiva da concentração de ácido hialurônico (componente que atrai água e dá volume e hidratação à pele)
- Queda de lipídios (gordura) na camada superficial, o que deixa a pele mais seca, diminuição da espessura da derme, gerando as rugas profundas;
- Aumento na produção de melanina a cada exposição solar, acentuando as manchas;
- Redução e desorganização das fibras de colágeno, que se tornam quebradiças e não mais paralelas, assim há diminuição da elasticidade e da capacidade de cicatrização da pele.
Texto por Dra. Caroline Lipnharski
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD);
CRM – SP :177906 / RQE: 14348