MARCAS E CICATRIZES NUNCA MAIS! TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS MARCAS DE ACNE E COMO EVITÁ-LAS!
Infelizmente é desconfortável ter espinhas e ainda pior do que isso, ficar com as marcas que elas causam, não é mesmo? O ato de apertar e espremer cravos e espinhas podem levar ao aparecimento de marcas ou cicatrizes na pele. Esses pequenos furinhos podem estar localizados na testa, bochechas, lateral da face e no queixo, sendo uma situação bastante comum e que pode diminuir a autoestima da pessoa, principalmente dos jovens e adolescentes.
A lesão de acne pode causar manchas e cicatrizes profundas no rosto, dependendo do grau, se foi tratada corretamente ou ainda se foi manipulada. Pensando nisso, mostrarei nesse artigo quais são os melhores meios para prevenir e tratar esse incômodo.
- Por que surgem as cicatrizes e manchas de espinhas?
- O que provoca manchas e cicatrizes de espinhas?
- Como tratar manchas e marcas de acne?
- Procure por profissionais especializados
Continue lendo o artigo e saiba como deixar sua pele mais bonita e saudável!
Por que surgem as cicatrizes e manchas de espinhas?
As acnes são inflamações na pele e, por essa razão, ativam a produção de melanina. Juntando o processo inflamatório com a tendência de formação de manchas, o resultado é o que chamamos de pigmentação pós-inflamatória. Essas marcas podem ser arroxeadas, vermelhas ou até mesmo marrons. Já as cicatrizes, elas podem ser de dois tipos: atróficas - têm aparência de buraquinho - ou hipertróficas - parecem estar inchadas e sobressaem na pele.
O que provoca manchas e cicatrizes de espinhas?
- Manipular as lesões;
- Acne do grau 3 até o 5;
- Não seguir o tratamento à risca;
- Exposição solar excessiva sem o uso do protetor.
Como tratar manchas e marcas de acne?
Primeiramente, o tratamento varia muito em um mesmo paciente e, dependendo dos tipos, é possível fazer um planejamento para que o resultado do tratamento tenha sucesso. Em segundo lugar, para clarear as manchas, você pode apostar em produtos com ativos despigmentantes ou procedimentos estéticos:
- Cremes clareadores;
- Peelings;
- Laser;
- Luz pulsada.
No caso das cicatrizes, ressalto que para cada tipo existe uma solução. As atróficas mais superficiais podem responder bem a tratamentos que renovam a pele:
- Peelings médios (químicos ou com aparelhos - laser, luz intensa, radiofrequência);
- Microagulhamento sozinho ou associado a estimuladores de colágeno;
As cicatrizes de profundidade média podem melhorar com técnicas combinadas como:
- Subcisão (levantamento da pele com agulha);
- Peeling médio (abrasão mecânica ou com aparelhos de laser);
- Radiofrequência (com ou sem associação de princípios físicos entre os aparelhos);
- Técnica de CROSS (colocação de ácido super forte para renovar a pele, causar inflamação e estimular a formação de colágeno para levantar a cicatriz) e complementação com preenchedores.
Procure por profissionais especializados!
Dra. Caroline Lipnharski
Médica dermatologista na clínica Sense. Residência médica com título de especialista na área de dermatologia, especialista em Cosmiatria e Laser e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Atendimentos clínicos, estéticos, cirúrgicos adultos e pediátricos.