MANCHAS NA PELE: COMO PREVENIR E TRATAR

MANCHAS NA PELE: COMO PREVENIR E TRATAR

Não adianta, a radiação solar é um fator que colabora para o aumento da produção de melanina na pele. Logo, é nessa época onde as manchas no rosto e no corpo pioram, sendo causadas pela exposição solar excessiva.

Muitas pessoas esquecem do uso do protetor solar no dia a dia. Esse mau hábito ajuda ainda no surgimento dessas manchinhas. Mas de que maneira podemos prevenir e tratar essas imperfeições? Existem ainda, muitas dúvidas sobre esse assunto.

Quais são os tipos de manchas que mais aparecem na estação? Melasma e manchas após a acne solar: o que são e como evitar o aparecimento delas, melhores maneiras de prevenir a formação de manchas na pele, alguns tratamentos para manchas no verão. No artigo de hoje iremos responder essas questões.

Continue acompanhando!


Quais tipos de manchas são mais comuns?

Existem vários tipos de manchas, como as queimaduras solares, causadas pela superexposição à radiação ultravioleta. Essas manchas, como vocês sabem, geralmente são avermelhadas e podem ser acompanhadas de bolhas, ardência, aquecimento e descamação da região.

Vocês sabem quando geramos queimaduras provocadas por limão? É chamada de fitodermatose, uma reação tóxica que ocorre quando substâncias cítricas penetram na pele e, em contato com a radiação solar, provocam uma espécie de queimadura que pode ocasionar desde bolhas até avermelhamento e manchas escuras na pele.

As manchas solares, como falamos acima e principalmente as de melasma, são os tipos mais comuns que surgem com o verão. Pacientes com a pele negra acabam tendo uma tendência maior às manchas por terem uma quantidade maior de melanina. 

Na maioria das vezes ocorre com mais frequência em mulheres, principalmente na região da face, mas também pode aparecer em áreas como braços, pescoço e colo. O fator que impulsiona seu aparecimento é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível.

Já as melanoses são manchas escuras que acontecem por excesso de sol sem o uso de proteção solar adequada. 


Melasma e acne solar: o que são e como evitar o aparecimento delas

Dando continuidade ao assunto, além da exposição solar, outros fatores podem influenciar no aparecimento do melasma, como por exemplo as alterações hormonais durante o período de gestação ou o uso de certos tipos de anticoncepcionais. Por isso, este tipo de mancha atinge principalmente as mulheres.

Apesar de algumas pessoas apresentarem tendências ao aparecimento de manchas, qualquer um pode desenvolvê-las, então não se esqueça da fotoproteção.

Outro ponto comum no verão é a acne solar, que ocorre porque a pele aumenta a produção de sebo pelas glândulas, numa tentativa de respirar. Acontece um quadro de acne, pelo uso excessivo de protetor solar ou por uso de protetores solares inadequados. Este problema pode ser prevenido com hidratação certa e proteção da exposição solar excessiva, bem como pelo uso de protetores corretos para cada pele. 

Um dermatologista poderá indicar o tratamento para acne mais adequado para sua pele.


Melhores maneiras de prevenir a formação de manchas na pele

  • Usar boné ou chapéu de praia para proteger o rosto;

  • Aplicar o filtro solar diariamente;

  • Reaplicar o produto a cada duas horas ou após cada mergulho;

  • Usar a quantidade correta de protetor para cada parte do corpo;

  • Evitar se bronzear nos horários de pico depois das 10h e antes das 15h;

  • Aproveitar a sombra do guarda-sol ou algum quiosque de vez em quando;

  • Uso da água termal ou Bruma Hidratante;

  • Aplicar dermocosméticos com Vitaminas C e E.


Lembrando que a exposição solar sempre gera um processo de agressão ao DNA das nossas células que vai levar ao resultado de manchas e outros problemas como rugas, ressecamento, envelhecimento e câncer de pele. Por esse motivo é tão importante se proteger e usar um filtro solar apropriado para encarar todas as estações.


Alguns tratamentos para tratar as manchas no verão

  • Fazer esfoliação toda semana para remover as células mortas;

  • Incluir na rotina de cuidados com a pele um creme clareador adequado para o verão;

  • Usar um produto com vitamina C;

  • Fazer sessões de peeling químico clareador;

  • Apostar no microagulhamento que clareia a pele;

  • Usar filtro solar, de preferência com cor, para evitar o escurecimento das manchas já existentes e prevenir o aparecimento de novas;



Conte com uma clínica especializada 

Se você deseja saber mais sobre tratamentos para tratar as manchas, entre em contato conosco e agende sua consulta. Em caso de dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários também.

Nós da Clínica Sense contamos com profissionais qualificados em dermatologia, cirurgia plástica e nutrição que irão ajudar você com tratamentos focados no bem-estar. Contamos com infraestrutura moderna, com equipamentos de última geração e com controle rigoroso das normas de higiene e segurança. 

Salve nossos contatos:

[email protected] | Rua Fidêncio Ramos 160, 8º andar | Vila Olímpia – São Paulo – SP – 

 

(11) 2306-1192

(11) 99014-3084

Veja também

Entre em Contato Conosco

[email protected] |
Rua Fidêncio Ramos 160, 8º andar | Vila Olímpia – São Paulo – SP

Entre em Contato pelo WhatsApp