COMO FAZER AVALIAÇÃO DE QUEDA DE CABELO?

O que envolve uma boa avaliação de queda de cabelo? O seu dermatologista vai questionar se a queda já vêm há muito tempo e é diária, se a quantidade de fios perdidas é ou não grande, se voçê sentiu diminuição no volume ao longo dos anos, ou se subitamente, iniciou a perda de grande volume de fios.

Segundo ponto a considerar é um exame físico do seu couro cabeludo, para avaliar se ele é sadio ou se apresenta doenças de couro cabeludo Através de uma exame feito em consultório durante a consulta médica, chamado de Dermatoscopia, conseguimos notar alterações que não são normais nos cabelos. O aparelho dermatoscópico é encostado no couro cabeludo e permite visualizar com maior aumento, os detalhes dos pelos, a coloração da pele ao fundo, a presença ou ausência de descamação e dermatites.

Em quedas de cabelo, consideramos se você tem um tipo de dieta mais restritiva, se você segue alguma linha alimentar, vegana, pisciana ou vegetariana.  Além disso, observamos o consumo diário de proteínas e vegetais verde-escuros (que são ricos em ferro).

Muito importante você comentar na sua consulta se realizou alguma cirurgia recentemente, já que elas geram stress físico aos fios e a queda.  Especificamente cirurgias bariátricas, podem levar ao enfraquecimento dos fios, por haver a diminuição da absorção de algumas vitaminas e de proteínas importantes para a formação do envelope capilar. Saber sobre as vitaminas B6(biotina) e B12 (cobalamina), C, D, E e K, além de zinco, ferro, cobre e cálcio, é importante para esse acompanhamento capilar.

Algumas doenças sistêmicas, como a Sífilis, a Tireoidite de Hashimoto (os cabelos são atacados pelos anticorpos criados pelo nosso próprio corpo contra a tireoide) e o Lúpus podem ter como sintomas cabelos quebradiços ou queda do fio inteiro. às vezes somente pelos exames de sangue e os sinais e sintomas do paciente não conseguimos chegar ao diagnóstico e necessitamos remover por biópsia uma parte daquele couro cabeludo alterado. O exame segue para análise e o médico patologista pode ajudar, uma vez que consegue ver o couro cabeludo por dentro.

É muito importante uma consulta dermatológica completa para se chegar a causa correta da sua queda. Escolha uma pessoa para te acompanhar e te ajudar.

Texto por Dra. Caroline Lipnharski

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD);