BENEFÍCIOS DO MICROAGULHAMENTO PARA A SUA PELE
Os benefícios do microagulhamento são imensuráveis e a técnica tem despertado a atenção de pessoas que almejam melhorar o aspecto da pele por meio de procedimentos estéticos. O tratamento estimula o colágeno da pele e minimiza os sinais de envelhecimento através de agulhas muito finas para facilitar a aplicação das substâncias.
O procedimento é bastante indicado para homens e mulheres que desejam melhorar cicatrizes de estrias, acne, flacidez e rugas. Outras indicações da técnica incluem queda capilar, cicatrizes hipertróficas e queimaduras. Continue acompanhando o nosso artigo e descubra a seguir os principais benefícios do microagulhamento.
Microagulhamento - Como funciona e quais são os benefícios?
O procedimento de microagulhamento também é conhecido como indução percutânea de colágeno por agulhas (IPCA). A técnica baseia-se em diversas agulhas que perfuram as camadas da pele, provocando micro ferimentos e vermelhidão com o intuito de estimular naturalmente a regeneração da pele.
O tratamento pode ser realizado através de diferentes técnicas como, por exemplo, rolos que fazem a sustentação das agulhas ou ainda, através do uso de equipamentos automáticos que são capazes de regular a profundidade das agulhas associadas à radiofrequência.
Geralmente, nos procedimentos minimamente invasivos, é feita a aplicação de um creme anestésico. Entretanto, na forma cirúrgica, o tratamento de microagulhamento tende a ser mais intenso e requer que o paciente seja previamente anestesiado em ambiente cirúrgico.
O microagulhamento consiste na aplicação de agulhas feitas de titânio ou aço cirúrgico, as quais podem estar dispostas em uma caneta ou em um dermaroller. Com elas são realizados movimentos de “vai e vem” na área a ser tratada. Em média, é necessário que sejam feitas cerca de 10 a 15 passadas em um mesmo local com quatro cruzamentos cada.
Diferentes tipos de pele podem receber o tratamento de microagulhamento. A agulha, assim como a pressão utilizada, varia de acordo com as necessidades de cada paciente. No entanto, em regiões com mais sensibilidade, é de extrema importância que sejam utilizadas agulhas mais finas.
Principais indicações do microagulhamento
Conforme mencionamos no início do artigo, os benefícios do microagulhamento são imensuráveis. Dentre as principais indicações para o tratamento podemos destacar:
Cicatrizes de estrias ou acne: a partir da técnica, a pele é perfurada criando microcanais que vão estimular a derme e renovar o colágeno e a angiogênese.
Rejuvenescimento facial: o microagulhamento é capaz de melhorar o aspecto envelhecido da pele por meio do combate à flacidez facial e redução de rugas, além de melhorar a textura da pele e aumentar a sua luminosidade.
Flacidez: o microagulhamento estimula os fibroblastos a produzirem mais elastina e colágeno, favorecendo a restauração da pele, que fica mais saudável quando possui essas substâncias em excesso.
Calvície: com a criação dos orifícios, ocorre o sangramento e com ele, a sinalização de plaquetas que auxiliam na contenção do sangramento. Como resultado, inicia-se uma cascata de fatores de crescimento, estimulando as células a gerar colágeno e os queratinócitos a produzir a queratina que forma o cabelo.
Melasma: as perfurações causadas pelas microagulhas estimulam a redução da pigmentação das manchas na pele. Existem ainda outras técnicas que, quando associadas ao microagulhamento, auxiliam no clareamento das manchas, agilizando a remoção do melasma.
Principais benefícios
O procedimento de microagulhamento é considerado umas das melhores técnicas no que se refere a benefícios para a pele. Afinal, o tratamento tem como principal objetivo a indução de colágeno por meio de uma estimulação feita com o uso de microagulhas.
O tratamento é capaz de melhorar a aparência do rosto em diversos aspectos, uma vez que ameniza manchas, linhas de expressão, reduz rugas, dentre outros benefícios como:
Redução de estrias;
Redução de manchas;
Redução de linhas finas e rugas de expressão;
Bons resultados em pouco tempo;
Estímulo da produção de colágeno;
Melhora da absorção de produtos na pele;
Restaura cicatrizes, proporcionando melhor aparência;
Em quanto tempo consigo ver os resultados?
Em cerca de dois a três meses, após o procedimento, os resultados começam a aparecer devido ao amadurecimento do novo colágeno. No entanto, após duas ou quatro sessões, já é possível notar uma melhora na pele de cerca de 80%.
Geralmente são feitas entre três e quatro sessões de microagulhamento e é necessário que haja um intervalo de, no mínimo, um mês entre elas, para que a pele consiga se recuperar. O tempo de duração do procedimento, assim como a quantidade de sessões necessárias varia de caso a caso e deve ser estipulado pelo profissional responsável pelo seu tratamento.
Se a indicação é para rejuvenescimento, o microagulhamento deverá ser repetido dentro de um intervalo de 30 dias. Agora, se o tratamento for para melasma, o tempo é um pouco menor. Cada sessão tem duração, em média, de 30 minutos a uma hora.
A reação de cada organismo vai determinar a necessidade de retoque. Entretanto, com o passar do tempo, a pele acaba sofrendo um processo natural de envelhecimento que impacta na produção de colágeno. Sendo assim, periodicamente, vale a pena realizar uma manutenção para rejuvenescer a aparência.
Quais são os principais cuidados?
Existem alguns cuidados que podem ser tomados para prolongar os efeitos do tratamento. Aliás, você pode adotar hábitos que contribuem na melhoria dos resultados como, por exemplo, o uso constante de hidratante e protetor solar, ou cremes clareadores de manchas previamente prescritos pelo profissional. No mais, é necessário seguir as recomendações do especialista.
Contraindicações
Assim como acontece em todo procedimento estético, o microagulhamento também apresenta algumas contraindicações. Casos de cicatrizes com queloide, pacientes com câncer de pele, diabetes, doença vascular, alergia ao metal, distúrbio hemorrágico, infecções cutâneas, entre outros devem evitar o tratamento. Por isso, é de extrema importância consultar um profissional experiente.