5 dúvidas sobre o preenchimento facial com ácido hialurônico
Enquanto somos jovens, nossa pele é bastante elástica, lisa e possui uma grande quantidade de ácido hialurônico que consegue preencher naturalmente os espaços entre as células. No entanto, conforme a nossa idade vai avançando, essa quantidade vai diminuindo, deixando a pele menos hidratada. E é nesse momento que as rugas temidas aparecem, provocando um aspecto de pele cansada.
O tratamento com ácido hialurônico consiste, basicamente, em uma molécula sintetizada em laboratório, o que descarta qualquer risco de complicações. Ele atua no preenchimento e hidratação dos sulcos da pele, diminuindo assim como rugas e podendo ser usado inclusive no tratamento de olheiras.
Quer saber mais detalhes sobre esse procedimento? Então continue acompanhando o material que preparamos para você neste artigo.
Veja o que você vai descobrir sobre o preenchimento facial com ácido hialurônico:
Como funciona o tratamento com ácido hialurônico?
Quais são os benefícios do procedimento?
Quais as indicações e contra-indicações?
Quais os resultados esperados?
Como cuidar da pele após o preenchimento facial com ácido hialurônico?
Como funciona o tratamento com ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é um glicosaminoglicano que está naturalmente presente em diferentes partes do nosso organismo como, por exemplo, nas articulações e nos olhos. No entanto, estima-se que mais de 50% de todo o ácido hialurônico do corpo encontra-se na pele.
Quando usado para o tratamento de rugas, linhas de expressão, olheiras ou outros sinais de envelhecimento, o ácido hialurônico é usado em forma de gel em pontos estratégicos do rosto através de uma agulha ou cânula.
A aplicação é realizada com o uso de um anestésico local através de agulhas finas ou de forma tópica, para garantir total conforto por parte do paciente durante o procedimento. Necessário do objetivo pretendido, o profissional pode utilizar cânulas ou agulhas de diferentes espessuras e pequenos segmentos possibilitar que o ácido seja espalhado de forma mais homogênea ou mesmo por motivos de segurança.
O profissional responsável pelo procedimento procura o local exato para fazer a aplicação no tecido subcutâneo, seja na camada mais superficial ou mais profunda da pele, conforme o resultado esperado pelo paciente. As injeções causam pouca ou nenhuma dor e cada sessão dura em torno de 20 a 40 minutos, variando conforme a quantidade necessária de intervenções.
Quais os benefícios do procedimento?
Mesmo que seja muito procurado por pessoas que desejam amenizar rugas e linhas de expressão, o preenchimento facial com ácido hialurônico possui diversos benefícios. Confira os principais deles abaixo:
- Promove o preenchimento de rugas, olheiras, linhas finas, dentre outros sinais de envelhecimento;
- Suaviza marcas de expressão mais profundas como, por exemplo, o bigode chinês;
- Ajuda na estruturação das maçãs do rosto;
- Proporciona ganho de volume facial;
- Durabilidade prolongada;
- Ajuda a definir o contorno e a mandíbula da face;
- Reduz cicatriza causadas pela acne;
- Pode ser utilizado para amenizar celulites;
- Apresenta resultados logo após a primeira aplicação;
- Pode ser revertido em caso de resultado indesejado;
- Visto que é minimamente invasivo, evita incômodos antes, durante e após o preenchimento;
- Contribuir para uma qualidade geral da pele;
- Eleva a autoestima.
Quais as indicações e contra-indicações?
Conforme mencionei anteriormente, o preenchido com ácido hialurônico é muito indicado para quem deseja recuperar o volume perdido do rosto ou mesmo para resgatar o seu formato e / ou proporção. Além de ser eficiente para recuperar o contorno facial, também melhora a aparência das olheiras e dá mais volume aos lábios.
Aqui vale ressaltar que, assim como outros procedimentos estéticos, o preenchimento facial com ácido hialurônico também possui algumas contraindicações que precisam ser respeitadas. Pacientes que induzem tratamentos dentários ou que possuam ativos ativos devem evitar realizar o procedimento. Pacientes gestantes ou que selecionam em tratamento com quimioterapia também não devem ser tratados como pessoas com doenças autoimunes como, por exemplo, artrite reumatóide ou lúpus eritematoso sistêmico. Além disso, os pacientes que possuem preenchimentos permanentes, como PMMA (polimetilmetacrilato ou “bioplastia”) ou silicone, também devem evitar o preenchimento facial com o ácido hialurônico.
Normalmente, o tratamento com ácido hialurônico não apresenta rejeição, visto que a substância encontra-se no organismo. Não há idade mínima para fazer a aplicação, no entanto, o procedimento normalmente é procurado por pessoas acima dos 30 anos, idade em que os sinais aparecem e incomodar.
Quais os resultados esperados?
Após a aplicação do ácido hialurônico, um fica facial com aspecto rejuvenescido, com a pele mais lisa, hidratada, sem marcas de expressão, olheiras, sulcos e rugas. Além disso, o contorno facial é remodelado, proporcionando mais sustentação à derme. Em algumas áreas, nota-se um expressivo ganho de volume que, conseqüentemente, devolve uma aparência jovem ao paciente.
Com isso pode-se cumprir que o preenchido com ácido hialurônico é um procedimento muito simples e seguro, ideal para quem busca um tratamento eficaz e que ofereça um resultado rápido. Entretanto, procurar um profissional devidamente habilitado para fazer a aplicação correta da substância é fundamental. Somente dessa forma é possível garantir os resultados desejados.
Como cuidar da pele após o preenchimento facial com ácido hialurônico?
Após a aplicação, é comum que o paciente sinta um nível dor ou inchaço no local, porém os sintomas desaparecem após uma semana. Para atenuar o desconforto durante esse período, recomenda-se fazer uma aplicação de uma compressão de gelo durante 15 minutos nas primeiras 24 horas após o procedimento. A exposição solar também deve ser evitada.
---
Dra. Caroline Lipnharski
Se você deseja melhorar algum aspecto da sua pele através do preenchimento com ácido hialurônico, a escolha de um médico especializado é fundamental para que os resultados sejam satisfatórios.
Eu sou dermatologista e gostaria de deixar-la à vontade para contar comigo caso queira esclarecer dúvidas e saber ainda mais sobre o procedimento. Agende uma consulta e vamos conversar melhor sobre as possibilidades ideais para você!